sábado, setembro 09, 2006

Comidas do Mundo

Gostaria de poder estar presente.
Últimas tendências gastronómicas na sociedade do sabor e do saber


Profissionalismo, Organização, Qualidade, Inovação, Prestígio

«Temos o direito de não comer, não temos o direito de comer mal »(Leonardo da Vinci)
Um desafio culinário entre as vanguardas do planeta.A gastronomia e o seu estreito relacionamento com a arteReceitas únicas, técnicas revolucionárias e conceitos inovadoresAs marcas portugueas no mercado internacional pela qualidade e variedadeInvestigação, inovação, tecnologia e sofisticação na restauração.
Programa:

sexta-feira, setembro 08, 2006

Escolas vão oferecer comida mais saudável


A alimentação oferecida pelas escolas pode mudar radicalmente ainda este ano lectivo. O Ministério da Educação vai definir orientações relativamente aos produtos que os estabelecimentos devem disponibilizar nos bares e máquinas de venda automática. As novas regras para uma alimentação saudável excluem fritos, batatas de pacote ou rebuçados e condicionam a oferta de chocolates, bolos e gelados. Numa segunda fase, surgirão recomendações para as ementas das cantinas.



Notícias sobre a Confraria da Morcela de Arroz da qual sou Confrade

Confraria da Morcela de Arroz em Leiria


A Confraria da Morcela de Arroz da Alta Estremadura vai realizar em Leiria o seu I Capítulo que contará com 200 convidados de confrarias ligadas à divulgação da morcela, oriundos de vários países.
Para este evento, que se realiza no âmbito do XIII Festival Regional de Gastronomia em Leiria "Paladares e Sensações", são esperados cerca de 200 convivas, entre convidados e confrarias
oriundas de Portugal, Espanha e França.
A cerimónia de entronização dos confrades decorre pelas 12h30, na Igreja de São Francisco, seguindo-se o repasto no Castelo de Leiria, pelas 13h30. Ao início da noite a Confraria da Morcela de Arroz marca presença na abertura oficial do XIII Festival Regional de Gastronomia "Paladares e Sensações", no Jardim Luís de Camões.

A Confraria Gastronómica da Morcela de Arroz da Alta Estremadura, constituída a 18 de Maio de 2005, tem como objectivos promover a investigação do património gastronómico no receituário e na arte e técnica da produção tradicional da morcela de arroz e seus derivados.

Pretende ainda fazer uma reconstrução histórica sobre as técnicas usadas pelos antepassados e da sua evolução no tempo, bem como defender e divulgar a autenticidade da morcela de arroz da Alta Estremadura, informa, em comunicado, a Confraria da Morcela.
Produtores associam-se na defesa e divulgação da Morcela de Arroz
Foi dado o primeiro passo rumo ao "estudo, divulgação e defesa da qualidade da morcela de arroz". O repto foi lançado pela presidente da Confraria da Morcela de Arroz da Alta Estremadura, Isabel Amado, que ontem apoiou e impulsionou a criação de uma Associação de Produtores daquele produto 'típico' da gastronomia da região.

Receita: Morcela de Arroz
Ingredientes:

  • sangue de um porco, ao qual se adiciona vinho para não coagular gordura de porco
  • 1,5 kg de arroz

  • 3 cebolas grandes

  • 1 ramo de salsa grande

  • cominhos, cravinho e sal

Preparação

Na altura da matança do porco, o sangue é recolhida num alguidar, em que previamente se deita o vinho, para não coagular. Este sangue é misturado com algumas gorduras do porco cortadas aos bocados, as cebolas picadas e o arroz mal cozido. Junta-se a salsa picada, o sal, os cominhos e o cravinho. Mexe-se até se obter uma massa e com ela enchem-se as tripas (sem encher de mais), previamente lavadas com água e limão. Atam-se com um fio dos dois lados.

Cozem-se as morcelas numa panela com água e uma cebola. Devem picar-se com um garfo para não rebentarem. Depois de cozida a tripa e quando já não sai sangue, retiram-se as morcelas. Deixam-se arrefecer, devendo ser servidas nos dias seguintes. Não devem ser secas ao ar nem ao fumeiro.

As morcelas podem ser servidas cozidas, como foram preparadas. Podem também ser assadas ou fritas numa frigideira untada com banha, inteiras ou cortadas às rodelas. Podem, ainda às rodelas, ser misturadas com ovos mexidos.

quinta-feira, setembro 07, 2006

The Borough Market - o meu mercado

(Foto: Lúcia Maria Fonte, 2005)

The Market has been voted London's most popular market in the Time Out's publication's retail surveys. In 2003 it won the Visit London award for the most popular London experience, also voted for by the public. Similar accolades have appeared in the Evening Standard magazine as well as national newspapers.
Don't miss out! Come and enjoy the Borough Market Experience!

Borough Market now also boasts an increasing range of high quality food shops in its premises situated around the wholesale core. Following the arrival of Neil’s Yard Dairies in 1997, we now have a further 7 retailers, adding substantially to the already diverse range of produce on sale around the Market.












Último jantar no Le Cordon Bleu

















Festival de Gastronomia e Provas Hípicas na CL


FESTIVAL DE GASTRONOMIA E PROVAS HÍPICAS NA CL

A Companhia das Lezírias organiza, mais uma vez em parceria com a sua participada Orivárzea, o Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas. Em simultâneo, e no mesmo local (Coudelaria da Companhia, em Braço de Prata, Porto Alto), realizam-se um importante Concurso de Saltos Internacional e ainda uma prova de Atrelagem do Campenato Nacional. O Festival e o Concurso de Saltos decorrerão em dois fins-de-semana consecutivos: 8, 9 e 10 e 15, 16 e 17 de Setembro. Os concorrentes da Atrelagem competem apenas nos dias 9 e 10 de Setembro.

Faça o Download do ficheiro anexo a esta notícia: programa_festival_arroz_carolino.pdf

Os Melhores 225 Vinhos entre 2 e 5 Euros


Um guia para os vinhos do dia-a-dia

Duarte Calvão (DN)

Aníbal Coutinho estava farto de receber telefonemas de amigos que lhe diziam: "Olha, estou aqui no supermercado. Diz-me que vinhos devo comprar. Nada que seja caro..." Vai daí e decidiu publicar um livro, que chega às livrarias e à grande distribuição nesta quinta-feira, com as suas escolhas de Os Melhores 225 Vinhos entre 2 e 5 Euros.

quarta-feira, setembro 06, 2006

Cooking for Engineers

Tenho andado a procurar blogs com os mesmos temas do meu. Encontrei um que ao qual vou dar mais destaque pelo nome próprio que tem "Cooking for Engineers". Como não podia deixar de ser tem uma visão mais prática do tema da culinária.

Tem, por exemplo, testes a facas com rankings e classificação das mesmas em variados testes de corte, tem testes sobre como cozinhar determinados ingredientes e a relação com a temperatura a que são cozinhados, dicionário de ingredientes, etc. Útil.

http://www.cookingforengineers.com/

terça-feira, setembro 05, 2006

Os queijos também têm o seu Maître

ARTE E SABOR
Gérard Poulard : Maître Fromagier
O saber da escolha
Gérard Poulard, Maître fromagier, passou por Portugal, apresentando uma pequena parcela do maior embaixador da cultura francesa, os queijos. Trouxe 110 variedades consigo e deixou algumas recomendações para melhor degustar o produto.

O Maître fromagier, Gérard Poulard, esteve em Portugal, no Hotel Pestana Palace, para mostrar uma variedade de 110 queijos, que trouxe consigo de França. Na sua próxima visita, espera trazer mais, já que a França tem uma produção de cercad de 1800 variedades. Para a apresentação, contou com o patrocínio da TAP e da embaixada de França.

http://www.chefesdecozinha.com/index.php?s=4&eid=27


As recomendações do Maître
Para degustar um queijo, não se deve escolher grandes vinhos. Poquê? «Porque é uma pena tanto para o vinho, como para o queijo», explica. O melhor é escolher um vinho razoável. Um bom vinho, como um vinho branco para os queijos de cabra.
Os vinhos tintos combinam na perfeição com queijos com carácter, como o “Epoisses”, por exemplo. Também se pode beber cerveja com queijos do Norte. A cidra combina com alguns queijos. Mas já o Champanhe é absolutamente proibido com o queijo. O champanhe é um vinho de festa. «É ridículo beber champanhe com a sobremesa, por exemplo». Já o vinho do Porto combina na perfeição com os queijos bleus (os que têm bolor, por exemplo).

Os gelados do Santini

ARTE E SABOR
Gelataria Santini
Uma doce referência gelada
A gelataria Santini é uma referência em Cascais. As pessoas vêm recomendadas, ou lêem o que se escreve nas revistas. Attilio Santini, chegou a Portugal em meados do século passado, vindo de Itália. No Estoril iniciou um negócio que prospera há já mais de 50 anos, estando agora a cargo de Eduardo Santini, membro mais novo do clã envolvido no empreendimento.

http://www.chefesdecozinha.com/index.php?s=4&eid=26

Qual o segredo do sucesso?
«Não temos nenhuma fórmula mágica», afirma categoricamente o neto Eduardo Santini. «É a maneira como se misturam os ingredientes, como o leite a nata e as frutas». Alguma fruta vem de fora mas a maior parte é nacional, com distribuidores que lhes fornecem os ingredientes. Os gelados são confeccionados pela manhã por Carlos Fuertes, pai de Eduardo Santini, que produz a quantidade necessária para as necessidades do dia. A sensibilidade apurada do produtor permite-lhe calcular diariamente a quantidade necessária, não dispondo, por isso, de um número certo de produção de litros por dia.