quarta-feira, outubro 11, 2006

Se passarem por Alcobaça...

O Mercoalcobaça recebe a terceira edição do Mundo da Maçã. As diferentes finalidades e usos da maçã estão mais uma vez em foco. De destacar a gastronomia e os bons sabores da Maçã de Alcobaça, as sessões de cozinha ao vivo (também com a participação do Chefe Silva) a eleição do Melhor Doce com a Maçã de Alcobaça, a comemoração do Dia Mundial da Alimentação e a Caminhada da Maçã, com 6 km de percurso.

Classificada com Indicação Geográfica Protegida, a Maçã de Alcobaça é um fruto cada vez mais apreciado, um produto de qualidade que proporciona bem-estar e é sinónimo de qualidade e vida saudável. Razões de sobra para "dar um trinca" de 12 a 15 de Outubro.

A 'selagem' da carne não existe


Artigo interessante no DN e que vai contra o que aprendi nas aulas.


De Paulina Mata e Margarida Guerreiro

Engenheiras químicas, colaboradoras do Ciência Viva. E-mail: mpm@dq. fct.unl.pt e mmguerreiro@netcabo.pt


Já ouviu certamente dizer que para cozinhar carne, por exemplo um bife ou um assado, deve iniciar o processo com uma temperatura elevada, para "selar" a carne e evitar que os sucos se percam e ela fique seca, para depois prosseguir com temperatura mais baixa até atingir o ponto desejado. De facto, há décadas que esta explicação vem sendo dada e raros são os cozinheiros, profissionais ou amadores, que não a ouviram.


Continua em:

Mais um prémio para Portugal no Food 4U


Chama-se FOOD 4U e em 2006 é vocacionado para os estudantes e professores de 15 Países europeus.Uma campanha de sensibilização criada para vós jovens. Uma oportunidade para expressar a vossa criatividade sobre uma questão fundamental: o que comemos.

O objectivo

Quanto comemos? Quando comemos? Mas, sobretudo, o que comemos? Cada País possui hábitos e tradições alimentares diferentes, mas é importante para todos, terem consciência do valor de uma alimentação sã e equilibrada. Portanto, FOOD 4U pede-vos para que comuniquem aos vossos coetâneos, não só do vosso País, mas também a todos os outros jovens europeus, o vosso "ponto de vista" sobre a alimentação.

Vejam alguns dos vídeos em:
http://www.food-4u.it/video/video.htm#
Os finalistas portugueses foram os seguintes,tendo a Escola de Ranhados ganho um dos prémios do certame.

ESCOLA PROFISSIONAL MARIANA SEIXAS, RANHADOS
ESCOLA SECUNDARIA AURELIA DE SOUSA, PORTO
ESCOLA BASICA 2,3 DA MAIA