quinta-feira, novembro 09, 2006

Vinho do Porto


Na nova ementa do restaurante aparece agora uma sobremesa de pera cozinhada em vinho do Porto. O vinho que se tem vindo a utilizar (e bem) é um Late Bottled Vintage Port. Que diferenças existem entre os vários tipos de vinho Porto existentes? O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto tem a explicação. Na minha recente visita a Portugal acabei por comprar duas garrafas: Quinta do Crasto LBV 1999 e Quinta de Ventozelo Reserva. Boas escolhas?




L.B.V. (Late Bottled Vintage)
Vinho de qualidade elevada proveniente de uma só colheita. É engarrafado entre o quarto e o sexto ano após a colheita.
Estes vinhos, tintos na cor, têm características organolépticas que lhes conferem elevada finura e distinção. São encorpados, macios e de aroma mais ou menos frutado, podendo revelar alguma evolução, dependente da duração do estágio em madeira. São normalmente menos adstringentes e menos encorpados que os Vintage do mesmo ano, sendo igualmente harmoniosos, com uma suavidade e elegância mais ou menos marcadas, consoante o estilo do produtor.


Reserva
Vinho de muito boa qualidade obtido por lotação de vinhos de grau de maturação variável. Dentro dos reserva distinguem-se os Reserva Tawny que apresentam uma cor tinta aloirada, com os aromas de frutos secos, torrefacção e madeira, resultantes do estágio mínimo obrigatório de sete anos em madeira, a complementarem-se com alguns aromas remanescentes de fruta fresca. Na boca, já é notório a macieza característica dos vinhos envelhecidos em casco.
Por sua vez os Reserva Ruby, resultantes de lotes mais jovens que originam um vinho de cor tinta, com aromas intensos e frutados, são vinhos encorpados e adstringentes mas menos do que os Vintage e os LBV.