quinta-feira, janeiro 04, 2007

O Vinho da Madeira

Estive sem escrever desde 29 de Novembro. Espero escrever mais regularmente durante 2007. Para começar vou tentar ajudar o meu amigo João Plantier (http://www.joaoplantier.com/) a conhecer o Vinho da Madeira.


O vinho generoso da Madeira, à semelhança de muitos outros vinhos licorosos, como o Porto, o Marsalla, o Moscatel de Setúbal, etc., são obtidos a partir do sumo de uvas frescas que se deixa fermentar mais ou menos de forma a que reste algum açúcar residual, o qual vai condicionar o carácter doce ou mais seco do vinho assim preparado. Assim temos o Madeira Seco, o meio seco, o meio doce e o doce. Em baixo segue uma descrição maos gastronómica de cada um deles. Sobre o fabrico e a história deste vinho basta consultar o site do Instituto do Vinho da Madeira de onde extraí esta informação.


Hoje em dia, as castas mais utilizadas para a produção do vinho Madeira são o Sercial, o Verdelho, o Boal, a Malvasia e a Tinta Negra Mole.
O Sercial é a última casta a ser vindimada pois é a que produz o vinho mais seco.


O Vinho Madeira Seco
Excelente como aperitivo. Acompanha bem com azeitonas, amêndoas torradas, canapés de caviar ou de salmão fumado.
Vai igualmente muito bem com peixes fumados, como o salmão, o espadarte, o atum, a espada ou com mariscos, sushi, mousses de peixe, queijos frescos de cabra ou de ovelha.
Refrescante como Long drink, com água tónica, limão e gelo.

O Vinho Madeira Meio Seco
Excelente como aperitivo, combina na perfeição com azeitonas, amêndoas torradas e frutos secos, consomés, cremes com natas, sopa de cebola gratinada, presunto Serrano ou caça fumada, terrinas de caça e de requeijão, cogumelos com alho ou recheados, foie-gras e patés.

O Vinho Madeira Meio Doce
Este tipo de vinho é Harmonioso com frutos tropicais frescos, frutos secos, bolos e tartes de fruta.
O Boal jovem combina com queijo de pasta mole e o Boal velho com queijo curado, souflês de queijo ou de frutos silvestres, biscoitos de manteiga, chocolate de leite, pralines, petit-fours, bolos de creme e bolo de mel.
O Boal velho associa-se também na perfeição com tabaco de cachimbo e charutos.

O Vinho Madeira Doce
Combina com frutos tropicais, frutos secos, nozes e avelãs.
Além disso, combina também com bolos de frutos secos e tartes de fruta, bolo de mel, biscoitos de manteiga, chocolate escuro ou de leite, pralines e petit-fours.
Os queijos portugueses – Serra, Serpa, Azeitão, Rabaçal e Ilha - e os queijos azuis – Danish Blue, Roquefort, Stilton ou Gorgonzola também são óptimos com o Vinho Madeira doce.
Os Frasqueira vão muito bem com Puros havanas e tabaco de cachimbo.