sábado, abril 21, 2007

Lampreia para o almoço de sábado

Hoje cheguei a Lisboa e o meu pai apareceu em casa com duas belas lampreias para serem cozinhadas para o almoço de amanhã. Na net encontrei esta informação sobre o animal e no próximo post darei a receita que utilizei para as cozinhar. O processo de raspar a pele, aproveitar o sangue e retirar as tripas foi bem complicado. Vamos ver qual o resultado final.




As lampréias ou lampreias são peixes de água doce ou anádromas com forma de enguias, mas sem maxilas. A boca está transformada numa ventosa circular com o próprio diâmetro do corpo, reforçada por um anel de cartilagem e armada com uma língua-raspadora igualmente cartilaginosa. Várias espécies de lampreia são consumidas como alimento.
As lampréias são
classificadas no clade Hyperoartia, dentro do filo Chordata, por oposição aos Gnathostomata, que incluem os animais com maxilas. Todas as espécies conhecidas são agrupadas na classe Petromyzontida ou Cephalaspidomorphi, na ordem Petromyzontiformes e na família Petromyzontidae. Ver também FishBase.
Algumas espécies de lampréias têm um número de
cromossomas que é recorde entre os cordados, chegando a 174. A larva ammocoetes tem um tamanho máximo de 10 cm, enquanto que os adultos podem ultrapassar 120 cm.